Você pode ter visto a palavra “Bluesky” surgindo recentemente em suas redes sociais e se perguntado sobre o que estão falando.
Trata-se de uma plataforma alternativa ao X de Elon Musk e, em termos de cor e logotipo, é bastante similar.
O Bluesky está crescendo rapidamente e atualmente atrai cerca de um milhão de novos cadastros por dia.
Tinha 16,7 milhões de usuários no momento em que esta matéria foi escrita, mas esse número provavelmente estará desatualizado quando você ler isto.
Então, o que é – e por que tantas pessoas estão aderindo?
O que é o Bluesky?
O Bluesky se descreve como “a mídia social como deveria ser”, embora se pareça com outros sites.
Visualmente, uma barra à esquerda da página mostra tudo o que você esperaria – busca, notificações, uma página inicial e assim por diante.
As pessoas que usam a plataforma podem postar, comentar, repostar e curtir seus conteúdos favoritos.
Simplificando, ele parece com o que o X, anteriormente conhecido como Twitter, costumava ser.
A principal diferença é que o Bluesky é descentralizado – um termo complicado que basicamente significa que os usuários podem hospedar seus dados em servidores que não pertencem à empresa.
Isso significa que, em vez de ter um nome de conta limitado ao Bluesky, as pessoas podem (se quiserem) se inscrever usando uma conta que elas próprias possuam.
Mas vale destacar que a grande maioria das pessoas não faz isso, e um novo usuário provavelmente terá um “.bsky.social” no final de seu nome de usuário.
Quem é o dono do Bluesky?
Se você acha que ele se parece muito com o X, não ficará surpreso ao descobrir por quê. O ex-chefe do Twitter, Jack Dorsey, foi quem o criou.
Ele chegou a dizer que queria que o Bluesky fosse uma versão descentralizada do Twitter que não fosse propriedade de nenhuma pessoa ou entidade.
No entanto, Dorsey não faz mais parte da equipe que o administra, tendo deixado o conselho em maio de 2024.
Ele deletou sua conta completamente em setembro.
Atualmente, a plataforma é dirigida e predominantemente controlada pela CEO Jay Graber como uma corporação de benefício público nos EUA.
Por que está ganhando popularidade?
O Bluesky existe desde 2019, mas era acessível apenas por convite até fevereiro deste ano.
Isso permitiu aos desenvolvedores resolver todos os problemas nos bastidores, tentando estabilizá-lo antes de abrir as portas para o público em geral.
O plano funcionou, em parte. Mas o fluxo de novos usuários foi tão significativo em novembro que continuam ocorrendo problemas de instabilidade.

Não é coincidência que o número de novos usuários do Bluesky tenha disparado após o sucesso de Donald Trump nas eleições dos EUA em novembro.
O dono do X, Musk, foi um grande apoiador de Trump durante sua campanha e estará fortemente envolvido em sua administração.
Inevitavelmente, isso levou a uma divisão política, com algumas pessoas deixando o X em protesto.
Outros, no entanto, citaram razões diferentes, como o jornal The Guardian, que decidiu parar de postar lá, chamando o X de “uma plataforma de mídia tóxica”.
Enquanto isso, o aplicativo do Bluesky continua acumulando downloads significativos em todo o mundo e, na quinta-feira, foi o aplicativo gratuito mais baixado na App Store da Apple no Reino Unido.
Várias celebridades, como a cantora Lizzo e Greg Davies, do Taskmaster, anunciaram que estão aderindo à plataforma e limitando seu uso do X – ou, em alguns casos, saindo completamente.
Outros nomes conhecidos incluem Ben Stiller, Jamie Lee Curtis e Patton Oswalt.
Mas esse crescimento, embora significativo, precisará continuar por muito tempo antes que o Bluesky consiga desafiar de fato seu rival de microblogging.
O X não divulga seu número total de usuários, mas entende-se que ele está na casa das centenas de milhões, com Elon Musk anteriormente afirmando que a plataforma tinha 250 milhões de usuários diários.
Como o Bluesky ganha dinheiro?
Essa é a pergunta que vale milhões de dólares, literalmente.
O Bluesky começou com financiamento de investidores e empresas de capital de risco e já arrecadou dezenas de milhões de dólares dessa forma.
Mas com tantos novos usuários, será necessário encontrar uma forma de pagar as contas.
No auge do Twitter, a maior parte de sua receita vinha de publicidade.
O Bluesky afirmou que quer evitar isso. Em vez disso, a plataforma disse que continuará explorando serviços pagos, como permitir que as pessoas paguem por domínios personalizados em seus nomes de usuário.
Isso parece complicado, mas basicamente significa que o nome de usuário de uma pessoa pode se tornar ainda mais personalizado.
Por exemplo, meu nome de usuário – @antonio.bsky.social – poderia, no futuro, soar mais oficial, como @antonio.newstech.com.br.
Os defensores dessa ideia afirmam que ela também funciona como uma forma de verificação, já que a organização proprietária do site precisaria aprovar seu uso.
Se os donos do Bluesky continuarem evitando publicidade, inevitavelmente terão que considerar outras opções mais amplas, como recursos por assinatura, para manter a plataforma ativa.
Mas se não estiver lucrando muito, isso não seria incomum para startups de tecnologia.
De fato, o Twitter, antes de ser comprado por Musk em 2022, teve lucro apenas duas vezes em seus oito anos como empresa pública.
E todos sabemos como isso terminou – um grande dia de pagamento para os investidores quando o homem mais rico do mundo desembolsou US$ 44 bilhões (£34,7 bilhões) pelo privilégio de possuí-lo.
Por enquanto, o futuro do Bluesky permanece incerto, mas se o crescimento continuar, qualquer coisa é possível.
BlueSky
BlueSky is an excellent app competing against the renowned X, owned by billionaire Elon Musk. We evaluate its performance, social network usability, and provide our verdict based on this analysis.
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Content
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Design
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Usability
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Applicability